Quem tem direito ao Cartão Reforma

Quem tem direito ao Cartão Reforma – Que o Cartão Reforma é disponibilizado para famílias de baixa renda, praticamente todos nós já sabemos. Mas, existem outros requisitos para receber esse benefício? Se você também está se perguntando isso, leia o texto abaixo e entenda quem tem direito ao cartão reforma e como é feito o cadastro.

Entenda o que é o Cartão Reforma

O Governo Federa frequentemente cria programas para beneficiar famílias de baixa renda a conquistar um sonho ou uma necessidade. O Cartão Reforma também é um deles. A partir de um crédito disponibilizado em um cartão, o governo possibilita que o cidadão de baixa renda possa efetuar uma reforma necessária em sua residência.

O benefício começará a ser disponibilizado em 2018 e terá o valor em média de 5 mil reais.

Quem tem direito ao Cartão Reforma

Apenas famílias que não tem condições de realizar a reforma em casa que tem direito a esse benefício. Por isso, o recurso é destinado a pessoas de baixa renda, com no máximo três salários mínimos atualmente, cerca de 2,8 mil reais.

Para receber, a casa não pode ser alugada porque o programa abrange somente casas próprias, além disso ela deve estar precisando de algum tipo de reforma que esteja dentro da lista daqueles que o benefício cobre. Casas em situações de risco ou valores de mão de obra não entrarão no programa.

Quem tem direito ao Cartão Reforma

Para solicitar o cartão é necessário ter mais de 18 anos, possuir somente um imóvel residencial no nome naquela cidade e precisa morar no próprio imóvel.

Quem não tem direito ao Cartão Reforma

Mesmo que esteja dentro dos padrões pedidos acima, alguns casos são excluídos do programa por algum outro motivo. Vamos explicar aqui porque isso acontece.

Se a pessoa que que for solicitar possuir imóveis que estejam alugados ou cedidos no momento, não poderá receber o cartão. Pessoas que possuem imóveis comerciais ou que não estão em condições de uso, com estado precário, casas de madeira velha ou taipa não revestida também estão proibidas de participar do programa. Por fim, imóveis com conflito fundiário, proprietários que estejam em áreas de risco ou que não podem ser regulamentadas também não poderão participar.

Quem tem prioridade para retirar o Cartão Reforma

Famílias que possuem mulheres como responsável pela subsistência, que possuem idosos ou portadores de necessidades especiais são prioridade na fila para receber o Cartão Reforma. Quem estiver dentro desses casos, precisa comprovar a situação através de documentos solicitados pelo programa.

Para selecionar as famílias que irão receber ou não o benefício, o Estado e o Município avaliam as situações descritas no regulamento do programa. Eles são responsáveis também por fiscalizar as obras, indicar os locais de compras credenciados e fornecer profissionais especializados na área para acompanhar e fiscalizar as obras.

Se você faz parte do grupo que recebe o benefício, pesquise se a sua cidade está dentro do programa e prepare-se para organizar os documentos necessários para receber o seu cartão. Essa é uma oportunidade para deixar a sua casa do jeito que você sempre quis.

Agora que você já sabe quem tem direito ao cartão reforma, ficou com alguma dúvida? Caso precise de qualquer esclarecimento, use o espaço dos comentários.

Quem tem direito ao Cartão Reforma
5 (100%) 1 vote
2 Responses to “Quem tem direito ao Cartão Reforma”
  1. Adilene maria da silva

Leave a Reply

error: Content is protected !!