Onde usar o Cartão Reforma

Onde usar o Cartão Reforma- O Cartão Reforma é um novo benefício criado pelo Governo para auxiliar as famílias que precisam de reparos ou reformas em suas residências a realiza-las através de um crédito disponibilizado em um cartão. Veja abaixo informações sobre onde usar o Cartão Reforma e entenda o funcionamento deste programa.

O que é o Cartão Reforma?

Um novo benefício do governo que oferece um cartão com crédito para reformas nas casas próprias. Esse programa é destinado a famílias de baixa renda que não conseguem terminar ou fazer alguma alteração necessária na residência.

Os valores desse crédito variam, mas a média é de 5 mil reais. Os primeiros contemplados receberão o benefício a partir de 2018 e o Governo destinou a esse programa cerca de 500 milhões de reais.

Onde usar o Cartão Reforma

Antes de começar a pesquisar as lojas para comprar os materiais, confira quais estão participando do programa. Isso porque não é qualquer estabelecimento que é credenciado, somente aqueles com parceria com a Caixa Econômica Federal, que fazem uso do sistema de pagamentos Construcard.

Para efetuar a compra, o familiar responsável irá utilizar o cartão físico como débito. Só poderá ser realizada a compra de materiais e utensílios relacionados na obra, outros além disso não serão liberados.

Onde usar o Cartão Reforma

Quais serviços são permitidos no Cartão Reforma?

Existe uma lista de serviços que estão permitidos e que o Cartão Reforma contempla. São eles: Conclusão de unidade habitacional, Reforma de Telhado do Imóvel, Construção de um novo quarto do imóvel, Construção do primeiro banheiro e Solução de problemas da rede de esgoto, parte hidráulica ou elétrica.

Outros serviços além dos descritos acima não serão beneficiados pelo programa.

Quem pode solicitar o Cartão Reforma

Famílias de baixa renda que contem com no máximo três salários mínimos atualmente, ou seja, R$ 2,8 mil reais e que precisam de reformas em suas respectivas casas. O programa não abrange casas alugadas, residências em situações de risco ou valores de mão de obra.

A pessoa que for solicitar o cartão precisa ser maior de 18 anos e possui somente um imóvel residencial próprio em uma cidade que participe do programa e que esteja aprovada pelo Ministério das Cidades. Além disso, a pessoa que solicitar precisa morar no imóvel que receberá o benefício.

Quem não pode solicitar o Cartão Reforma

Existem alguns requisitos que impedem o cidadão de solicitar o cartão mesmo que esteja enquadrado nos itens citados no tópico anterior. Para começar, se o cidadão for proprietário de imóveis que estejam alugados ou cedidos no momento, não será possível receber o benefício.

Proprietários de imóveis que são utilizados apenas para fins comerciais na cidade, imóveis que não estão em boas condições de uso, com estado precário, casas de madeira velha, palha ou taipa não revestida também não podem solicitar o cartão. Entram também em imóveis que são indisponíveis para o programa aqueles que estejam em conflito fundiário ou proprietários que estejam em áreas de risco ou que não podem ser regulamentadas.

É interessante destacar que famílias com idosos, portadores de necessidades especiais ou mulheres como responsável pela subsistência terão preferência na liberação dos recursos do cartão. Para comprovar a situação, será necessário disponibilizar alguns documentos.

Quem decide as famílias que irão receber ou não o benefício é o Estado ou o Município, além de serem responsáveis também por fiscalizar as obras, indicar os locais de compras credenciados e fornecer profissionais especializados na área para acompanhar e fiscalizar as obras.

Agora que você já sabe mais sobre o programa, entre o site oficial através desse link e veja quais os locais disponibilizados para você comprar os materiais e realizar o sonho de deixar sua casa impecável. Tem dúvidas sobre onde usar o cartão reforma? Deixe nos comentários!

Onde usar o Cartão Reforma
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply

error: Content is protected !!